Câmara Artística


A Câmara Artística surge como um projeto inclusivo de criação e produção artística, que abraça uma série de microiniciativas nas mais diversas áreas de intervenção artística, nomeadamente na música, nas artes performativas, nas artes plásticas, na fotografia e na escrita. Para além de fomentar a criação artística no seio dos jovens através de formação adequada, nomeadamente sessões de experimentação, workshops e cursos de longa-duração, o projeto Câmara Artística pretende também potenciar, impulsionar e promover os jovens talentos do concelho tanto a nível local como nacional.

Iniciativas no âmbito da Câmara Artística:

URBAN YOUTH
“Urban Youth” é um projeto de intervenção urbana que tem como objetivo promover o encontro e diálogo, entre jovens dos 12 aos 35 anos, no sentido de reforçar a coesão social e territorial através da arte.
No sentido de promover a atividade artística como instrumento de desenvolvimento económico, social e cultural, o projeto “Urban Youth” tem, ainda, como objetivo proceder à valorização de espaços urbanos através de intervenções artísticas.


ESCOLA DE INSTRUMENTOS MUSICAIS PORTUGUESES
Inserida no projeto Câmara Artística, a Escola de Instrumentos Musicais Portugueses é um espaço de aprendizagem que pretende dotar os jovens de competências musicais na área dos instrumentos tradicionais portugueses, nomeadamente o cavaquinho, a viola braguesa, a viola clássica, a guitarra portuguesa, o bandolim, a concertina e a precursão tradicional. Este projeto musical tem como intuito não só dar a conhecer aos jovens alguns dos instrumentos musicais portugueses, preservando, desta forma, o legado cultural do país, mas também aliar a sua sonoridade e tradição a outros estilos e ritmos mais contemporâneos.


FRAME IT
O Frame It é um Laboratório de Formação e Criação Artística, que pretende unir duas ou mais artes, num projeto experimental inovador para jovens dos 12 aos 35 anos.
Constituído por três fases distintas, aperfeiçoamento e formação técnica, experimentação e criação artística e espetáculo, o Frame It pretende desenvolver nos jovens a sensibilidade artística, assim como fomentar a interpretação e reflexão de temas distintos.
O resultado será uma narrativa não-verbal, social e culturalmente interventiva, espelho das transformações sociais e culturais da nossa sociedade.


ON SUMMER FEST
Um festival de verão que apresenta jovens artistas e bandas em ascensão no panorama musical, local e nacional. A iniciativa do pelouro da Juventude do município de Famalicão, no âmbito da sua intervenção cultural e artística, pretende, acima de tudo, dar a conhecer o que de melhor se produz na região em termos musicais.
Um festival para todos os gostos com a atuação de jovens músicos e bandas de reconhecido talento, com um reportório que vai desde o pop rock ao jazz, passando pelo folk, indie rock e blues.


OFF SUMMER FEST


CAFÉ LITERÁRIO
Trata-se de uma ação de divulgação literária que visa promover e dar a conhecer, num ambiente muito informal, de grande proximidade com o público jovem, autores nacionais e o seu percurso profissional (pretende-se que sejam abordados os métodos de escrita dos autores e partilha de curiosidades e experiências pessoais de cada um).


YMOTION - CONCURSO E MOSTRA DE CINEMA JOVEM

Facebook Google Twitter