NOTÍCIAS

03 de Outubro de 2020
Feira de Jogos Intercultural 2020 junta mais de 360 jovens
Divididos por 23 postos diferentes por toda a cidade de Famalicão foram mais de 360 as crianças e jovens que participaram na Feira de Jogos Intercultural 2020.

Respeitando as regras instituídas pelas Autoridades de Saúde em tempos de Covid 19 foi possível, pela 20ª vez, dar corpo à Feira de Jogos Intercultural 2020. Este ano o tema foi "As 4 Faces da Interculturalidade". Através de um jogo de cartas gigante preparado para efeito, e divididos por grupos de competição, os participantes puderam através do Teatro, Mímica, Desenho e Debate mostrar a forma como percebem, vivem e interpretam a realidade intercultural dos nossos dias.

A atividade aconteceu em simultâneo nos Complexos de Habitação Social das Lameiras e Cal, no Pavilhão Municipal de Calendário, na Casa das Ideias da PASEC, no Centro de Atividades Ocupacionais da AFPAD e noutras localizações da cidade no sentido de evitar ajuntamentos e permitir a participação do máximo de jovens e crianças possível.

O tema "As 4 Faces da Interculturalidade" pretendeu estabelecer um paralelo entre as várias formas de ver a realidade multicultural e intercultural dos nossos dias. O Secretário Geral da PASEC, Abraão Costa, referiu que "a feira deste ano pretendeu demonstrar, através do jogo simbólico, que um mesmo problema tem muitas formas de ser interpretado e é sempre uma nova oportunidade de testar novas abordagens e formas de o resolver".

Este, segundo as palavras da Presidente da PASEC, Sara Gomes, "mais um momento que permitiu destacar a Educação Intercultural e o Diálogo Intercultural como um dos pilares da nossa sociedade".

Esta iniciativa inicia a comemoração por parte da PASEC dos seus 18 anos de vida e esteve integrado no plano de ação do Projeto Eurobairro, apoiado pelo Programa Escolhas do Alto Comissariado para as Migrações.
Facebook Twitter