NOTÍCIAS

20 de Outubro de 2020
Autoaceitação é uma ação

"O nosso nível de autoaceitação determina o nosso nível de felicidade. Quanto mais autoaceitação temos, mais felicidade nos permitimos aceitar, receber e apreciar." (Robert Holden, in Happiness Now!)

Autoaceitação implica ter consciência das nossas forças e fraquezas, de nos aceitar como somos de modo incondicional. O que não significa que não façamos nada para nos tornarmos pessoas melhores.

 Estudos revelam que a autoaceitação está relacionada com a autoestima e valorização pessoal e que níveis baixos de autoaceitação estão relacionados com sintomas de ansiedade e depressão.

 É importante conhecermo-nos a nós próprios, perceber o que temos de bom, de menos bom, quais as nossas forças e as nossas fraquezas, para que saber o que queremos mudar.

 O que fazer para ter um elevado nível de aceitação?

Valoriza as tuas qualidades, as tuas forças – escreve 3 coisas de que gostas mais em ti;

 • Aceita as tuas fraquezas, as tuas imperfeições, sem julgamentos – escreve o que menos gostas em ti e pensa de que modo podes ser alguém melhor. Lembra-te que a perfeição não existe e tudo aquilo que és é o que te torna único/a e especial;

 • Perdoa-te e sê amável contigo próprio/a – se numa situação difícil em que a tua primeira reação é te autocriticares e seres exigente contigo próprio, faz o seguinte exercício - Se a pessoa que mais gostas estivesse na mesma situação o é que lhe dirias? Provavelmente seria algo simpático, de incentivo. Então se é valido para as outras pessoas também é válido para ti;

 • Mantém uma atitude positiva – quando surgirem pensamentos negativos pensa em algo que te faça sentir bem (um lugar de que tenhas boas memórias, uma pessoa especial, o teu animal de estimação, ...);

 • Acredita em ti e nas tuas capacidades – já passaste por situações complicadas e conseguiste superar. Não se trata de falhar quando as coisas não correm muito bem, mas sim de aprendizagens ("Isto não correu bem. O que é que posso aprender com esta situação?"). És mais forte do que pensas, por isso não desistas.

Lembra-te que "a Autoaceitação é uma ação, é algo que fazemos, não apenas algo que sentimos", por isso é importante a prática diária destas ações. Não é fácil, dá trabalho, mas vale a pena tornar-nos pessoas melhores.

Facebook Twitter