Torna-se cada vez mais importante adotar abordagens integradas, reconhecendo os jovens como agentes fundamentais no desenvolvimento de cidades inteligentes, sustentáveis e inclusivas, permitindo responder a várias questões relacionadas com a inclusão digital e a participação, refletindo sobre como as cidades SMART podem disponibilizar plataformas digitais que incentivem a participação dos jovens na vida cívica, possibilitando a sua contribuição no planeamento urbano e nos modelos de governação SMART.
Esta estratégia pode garantir que as cidades do futuro sejam concebidas para responder às necessidades de todos os cidadãos, aproveitando o potencial das novas tecnologias para criar comunidades mais resilientes e sustentáveis.
Famalicão Bricks Lab
No Dia Nacional da Juventude, a Casa da Juventude de Famalicão apresenta a exposição interativa "Famalicão Bricks Lab".
Esta iniciativa insere-se na nova estratégia - SMART YOUTH WORK do Pelouro da Juventude, que visa incentivar os jovens a assumirem um papel ativo na construção do futuro da sua cidade.
A exposição desafia a imaginação e reflexão sobre como gostariam que Famalicão fosse daqui a 5, 10 ou 20 anos. Quais as soluções para tornar a cidade mais sustentável, inovadora e acessível?
Durante a visita, os participantes terão a oportunidade de explorar uma cidade desenvolvida com peças de construção criativa e participar na conceção de um jogo que estimulará o pensamento criativo, a resolução de problemas e o trabalho em equipa.
As visitas devem ser agendadas previamente através do e-mail: casadajuventude@famalicao.pt