A despensa é aquela área da casa que facilmente fica desarrumada, sem ninguém dar conta. No entanto, uma despensa organizada é fundamente para conseguir uma boa gestão de compras e refeições.
Na despensa podes guardar todos os alimentos que não exigem refrigeração para a sua conservação. Normalmente têm um prazo de validade maior e encontram-se à venda todo o ano. Podes comprá-los em maior quantidade ou pontualmente. No entanto estes alimentos requerem algum cuidado.
Algumas pessoas consideram que é uma área não tão importante no seu dia-a-dia, no entanto, existem algumas vantagens em manter a nossa despensa organizada, que podem ser grandes aliadas na redução do stress e ansiedade diária.
E é por isso que deixamos, desde já, as 3 principais vantagens, assim como algumas dicas de como as colocares em prática, de ter uma despensa organizada:
1. Facilidade na execução da lista de faltas e idas ao supermercado, assim como evitar a acumulação de stocks:
Quando abres a tua despensa e encontras tudo nos locais corretos, fica mais fácil e rápido de usar uma lista de compras mensal, elaborar uma lista de faltas e saber exatamente o que precisas de comprar no supermercado, sem te preocupares em acumular comida a mais, ou te esqueceres de algo realmente importante.
Para facilitar nessa organização, é importante dividir os alimentos por categorias, como cereais, enlatados, especiarias, produtos de limpeza, entre outros, e manter sempre o lugar, mesmo após reposição de stocks.
Deves também optar por recipientes transparentes, que te permitam determinar quando o produto está a acabar, assim como ter sempre atenção á data de validade, de forma a não promoveres desperdício alimentar.
2. Poupar dinheiro:
Quem por aí, não quer diminuir as despesas? É verdade que uma despensa organizada auxilia na poupança de dinheiro, uma vez que ajuda a prevenir compras desnecessárias e, quando se encontra organizada, sobra sempre aquele espacinho para guardar aqueles pacotes extra que compramos numa promoção de “leve 3 pague 1”.
3. Menos stress, melhor qualidade de vida
Uma despensa desorganizada pode ser foco de ansiedade e stress em determinado ponto da nossa vida. Chegamos tarde a casa, precisamos de elaborar uma refeição rápida e ainda perdemos imenso tempo à procura daquele ingrediente.
Desta forma, a nossa dica é que coloques os alimentos que usas todos os dias num local de fácil acesso, seja numa caixa apropriada ou num carrinho à parte. É importante que os mantenhas por perto porque sabes que os vais utilizar de forma regular.
Uma despensa cheia não significa que tenha tudo o que precisamos. O importante é que seja funcional. A ideia de que menos é mais também é convertida para as nossas compras mensais e para os alimentos que acumulamos. Será que precisas de todas as variedades de farinha?
É altura de fazeres uma reflexão e equacionares aquilo que realmente precisas. Não existe uma forma correta de organizar uma despensa, existe a forma ideal que considerares a mais inclinada para as tuas necessidades e o espaço que tens disponível.