Para Jan Chozen Bays, autor do livro Mindful eating: a guide to rediscovering a healthy and joyful relationship with food, mindful eating “é uma experiência que envolve todo o nosso ser, o nosso corpo, o nosso coração e a nossa mente, na escolha, preparação e ingestão dos alimentos.”
O mindful eating é um conjunto de técnicas baseadas no mindfulness que tem como objetivo trazer a atenção plena para as sensações físicas e emocionais quando comemos.
Alguns benefícios de uma alimentação consciente: reduz a ingestão alimentar compulsiva, ajuda a diferenciar a fome física da fome emocional, a identificar gatilhos emocionais, a controlar o peso, a reduzir os níveis de stress e promove o bem-estar.
Mudar hábitos não é fácil por isso é importante praticar! Podes começar por escolher uma refeição para começar o mindful eating – elimina todas as distrações (tira o som do telemóvel, desliga a televisão), sente o cheiro, as texturas, o sabor enquanto mastigas lentamente. Para de comer quando te sentires cheio/a.
Lançamos-te um desafio para começares a praticar o mindful eating – o exercício do chocolate (baseado no exercício da uva passa de Jon Kabat Zinn)
Visão- escolhe um chocolate de que gostes. Coloca-o na mão. Observa com atenção e descreve a sua forma, a cor da embalagem, a sua textura. Fica atento/a ao retirá-lo da embalagem/ da prata em que está embrulhado.
Tato – fecha os olhos. Sente o seu peso, explora a sua textura.
Olfato – mantem os olhos fechados e cheira o chocolate, sente o aroma. Fica atento/a ao que acontece na tua boca/no teu estomago, que memórias que são libertadas enquanto cheiras o chocolate.
Paladar – ainda com os olhos fechados, passa o chocolate pelos lábios e, gentilmente, coloca o chocolate na boca. Sem trincar, sente o seu sabor, a sua textura, como se dissolve sem engolir. Se o trincares, fá-lo de forma consciente, sentindo o que acontece enquanto o mastigas.
Audição – fica atento/a aos sons enquanto trincas e mastigas o chocolate.
Finalmente, repara nas sensações que surgem no teu corpo ao engolir o chocolate e abrimos os olhos.
Podes fazer este exercício com clementinas (sem pevide) ou outro alimento à tua escolha. O importante é que faças o exercício explorando todos os teus sentidos, que sintas prazer durante o momento que comes, sem julgamentos ou críticas, sem exageros.