NOTÍCIAS
No dia 18 de junho assinala-se o Dia Mundial da Gastronomia Sustentável. Esta data foi criada pela ONU, de forma a alertar a população para o impacto que a gastronomia pode ter no ambiente.
As nossas escolhas alimentares devem ser ambientalmente responsáveis. Isto passa não apenas pelos alimentos em si, mas também pelas quantidades, que devem ser ajustadas às necessidades de cada um. Desta forma, garantimos uma redução do desperdício alimentar e do impacto ambiental.
Hoje, dia 10 de fevereiro, celebra-se o DIA MUNDIAL DAS LEGUMINOSAS.
Não, não falamos de alface e couve (que são legumes, não leguminosas), mas sim de feijão, grão-de-bico, ervilhas, favas e tremoços, por exemplo.
São alimentos completos e que, segundo a Roda dos Alimentos, deviam estar incluídos na nossa alimentação diária.
Se ainda não o fazes, deixamos-te aqui 5 RAZÕES para o começares a fazer.
O documento, que define prioridades, metas e propostas de ação a implementar no concelho até 2026 na área da Juventude, está dividido em 8 áreas prioritárias - participação cidadã e cidadania global; educação, formação e ciência; emprego, empreendedorismo e inovação; cultura, desporto e lazer; ambiente e sustentabilidade; saúde e qualidade de vida; habitação, mobilidade e emancipação e associativismo e voluntariado - num total de 50 objetivos.
A estratégia local para a Juventude foi traçada pelos e com os jovens, com a participação de associações juvenis e entidades públicas e privadas, e está novamente aberta a propostas de enriquecimento, através de um questionário online disponível em https://tinyurl.com/PMJFamalicao.
Teve lugar mais uma edição da Signum Games 2022 – Feira de Jogos Intercultural no Pavilhão da Escola Básica Dona Maria 2 em Vila Nova de Famalicão.
Com o apoio do Programa Escolhas do Alto Comissariado para as Migrações, da Continental Mabor, da Valor Pneu, do Município de Famalicão e Agrupamento de Escolas Dona Maria, a atividade contou com mais de 400 participantes.
William Glasser, psiquiatra Americano, defendia que a aprendizagem ativa era a mais eficaz a nível da compreensão e retenção de novos conhecimentos. Por esse motivo, o Nutre Jovem apresentou-se, este ano, de cara lavada e com uma nova proposta para as escolas: aprender, jogando.
O Geo International Camp 2022 envolveu mais de 40 jovens agentes educativos que operam com jovens em situação de risco, nomeadamente jovens que não trabalham, não têm emprego e não estão em formação (também denominados jovens NEET), na discussão e teste de novas ferramentas pedagógicas de educação não formal e pedagogia participativa que possibilitem a capacitação, inclusão e empregabilidade de jovens em situação de exclusão.