A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou o ano 2022 como o Ano Internacional da Pesca e da Aquicultura Artesanais (IYAFA 2022).
Esta ação tem o objetivo de aumentar a consciencialização sobre o papel da pesca de pequena escala e da aquicultura para os nossos sistemas alimentares, meios de subsistência, cultura e meio ambiente, bem como, fortalecer a interação ciência-política e capacitar as partes interessadas a agir e construir novas parcerias e/ou consolidar as existentes.
Os peixes, crustáceos, moluscos e plantas aquáticas provêm do ambiente marinho e são alimentos fundamentais e essenciais para uma alimentação saudável e equilibrada. A pesca e a aquicultura geram mais de 2,8 milhões de empregos diretos e três vezes mais empregos indiretos na América Latina e nas Caraíbas sendo que, quase 90% estão ligados à pesca artesanal.
A pesca artesanal fornece até 85% do pescado em alguns países, portanto, a IYAFA 2022 é um importante reconhecimento dos milhões de pequenos pescadores, piscicultores e pescadores artesanais que fornecem alimentos saudáveis e nutritivos para bilhões de pessoas e contribuem para erradicar a fome.
O ano 2022 pode funcionar como um trampolim para alcançar alguns Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030 pois estão diretamente relacionadas, tais como: erradicar a pobreza, erradicar a fome, saúde de qualidade e, principalmente proteger a vida marinha.
Este ano visa reconhecer e capacitar estes pescadores para continuarem a contribuir para o bem-estar humano, sistemas alimentares saudáveis e erradicação da pobreza por meio do uso responsável e sustentável de recursos pesqueiros e da aquicultura.
Existem já um grande número de eventos a ocorrer em todo o mundo (exposições, apresentações, concursos, painéis de discussão e conferências) para marcar o Ano Internacional da Pesca e Aquicultura, que podem ser consultados em:
Events | Food and Agriculture Organization of the United Nations | International Year of Artisanal Fisheries and Aquaculture | Food and Agriculture Organization of the United Nations (fao.org)