Tendo como tema “Tentamos o possível e falhamos, façamos o impossível – Rotas da Cidadania Global” tiveram lugar, entre os dias 18 e 23 de dezembro 2024 e de 26 de dezembro de 2024 e 3 de janeiro de 2025, as várias etapas da Assembleia Internacional Juvenil 2024.25. A mais importante foi a etapa final que juntou na Madeira cerca de 40 jovens delegados de Espanha, Itália e Portugal.
A primeira etapa, que durou cinco dias, mobilizou mais de 2700 crianças e jovens em 317 laboratórios de participação cidadã (também denominados de campos de coesão grupal) em Espanha, Portugal, Itália e Cabo Verde. Cada laboratório contou com dois momentos. Um primeiro apelidado de “Momento Távola” em que os participantes faziam uma análise sobre o seu quadro de competências sociais e de liderança. E um segundo momento, apelido de “Momento do Compromisso”, em que os participantes estabeleciam um caderno de encargos social com o seu grupo e comunidade de pertença.
A segunda etapa que teve lugar na ilha da Madeira. Contou com cerca de 40 jovens delegados eleitos pelos seus pares. Os primeiros dias foram dedicados à apresentação das conclusões dos vários laboratórios de participação cidadã. Os últimos contaram com vários workshops pedagógicos acerca das mais importantes competências de da Cidadania Global no atual contexto de guerra e alterações climáticas. Por fim, os participantes desenharam e aprovaram um conjunto de medidas que consideraram ser centrais para uma política de juventude mais ajustada aos desafios da Cidadania Global. Estas mesmas conclusões foram enviadas para os organismos do Estado e União Europeia que determinam as principais políticas de juventude nacionais e europeias. A principal conclusão foi a proposta de um perfil de competências de Cidadania Global que deveria ser tido em conta pelos vários sistemas de ensino e formação.
Do programa fizeram parte eventos de partilha de boas práticas internacionais com recurso a meios digitais.
A Assembleia Internacional Juvenil é um dos maiores fóruns de debate e reflexão acerca das causas do Protagonismo Juvenil em Portugal e na Europa já com de quinze anos.
Esta atividade teve o apoio do Programa Erasmus + da União Europeia, Município de Machico e da Direção Regional da Juventude da Madeira. Nos dias que tiveram lugar na ilha da Madeira foi ainda possível o teste de metodologias de educação não formal inovadoras e eventos multiplicadores de âmbito artístico e comunitário que envolveram mais de 450 pessoas.