emerGENTE

LABORATÓRIO DE EXPERIMENTAÇÃO EM MEDIA ARTES E NARRATIVAS PÓS-MODERNAS

Palavras-chave: Pluralismo; Interdisciplinaridade; Literacia visual; Arte; Juventude Conceito & Sinopse

Formadora: Sara Santos

Por oposição à alienação gerada pelo consumo excessivo de imagens o emerGente surge como um catalisador de novas abordagens audiovisuais que valorizam a experimentação como o principal motor de transformação critica e artística.

Entendemos a urgência em criar imagens reflexivas sobre as diferentes possibilidades e discursos da fotografia e do Cinema quer na sua produção quer na sua distribuição / exibição. Nunca a literacia visual foi tão imperiosa como é hoje e por isso tornou-se imprescindível o questionamento sobre o papel e complexidade da imagem numa sociedade altamente mediatizada. Atualmente, a arte é um espaço de intertextualidade, tal como é a comunicação: os contadores de histórias pósmodernos entrecruzam as mais diversas expressões artísticas num diálogo híbrido quer na forma quer na mensagem. Filmar e /ou fotografar é colocar-se em ‘relação a’ alguém, a um espaço, a uma ideia e por isso tem sempre um caracter performativo: é a posição do criador com e no mundo.

Vamos promover uma relação colaborativa entre os mais jovens e a população de Famalicão, assim como instigar uma criação artística que valorize o património físico e imaterial do município contando também com o que já existe nas artes performativas e no Cinema. Queremos edificar uma Juventude ativa através da produção de objetos artísticos e olhares emergentes e assim contribuir para a formação de novos públicos.

Para tal, pretendemos chegar a um grupo vasto de jovens entre os 12 e os 35 anos, que queiram aprofundar a sua aprendizagem e produção artística no Laboratório ao longo de um ano. É importante salientar a colaboração indispensável do festival de Cinema Jovem YMOTION não só na exibição dos trabalhos dos participantes, mas também, através de uma programação assente em filmes motivadores de novas perspetivas e discursos. O emerGENTE é um encontro fresco entre o passado e o futuro que acontece aqui e hoje em Famalicão.


INSIDE - Oficina de Fotografia Documental


© Joaquim Dâmaso, 2020

A atual situação pandémica obrigou-nos a trocar os cenários habituais das nossas vidas. De repente, a casa de cada um deixou de ser apenas um lar para se tornar num local de trabalho ou numa escola. Hoje é o nosso casulo, um lugar familiar e estranho ao mesmo tempo. INSIDE propõe aos formandos pensar esta nova realidade - o confinamento - de forma artística com o propósito de construir projetos documentais.

Objetivos:
-Conhecer principais características da Fotografia Documental.
-Realizar diferentes formas de captação de imagem.
-Produzir um projeto fotográfico sobre o conceito ‘confinamento’.

Nº máximo de formandos: 10
13 & 20 de Março & 10 de Abril
Sábados das 10:00h às 13:00


TETO - Oficina de Fotografia de Arquitetura


© Sara Santos 2017

A fotografia de arquitetura tem vindo a crescer significativamente nos últimos anos. O ‘olhar’ do fotografo influencia cada vez mais a maneira como as construções são vistas em todo o mundo. Por isso, diz-se que hoje a fotografia de um edifício - ao contrário do próprio edifício - é a sua imagem mais consumida. Esta oficina tem como metodologia de trabalho a realização de projetos fotográficos individuais a partir da tutoria individual e coletiva, para que cada formando possa construir o seu discurso criativo e autoral.

Objetivos:
-Conhecer diferentes autores que marcaram a fotografia de rua.
-Identificar diversas formas de fotografia de arquitetura na atualidade.
-Realizar diferentes formas de captação de imagem.
-Produzir um projeto autoral.

Nº máximo de formandos: 9
17 & 24 de Abril
Sábados das 10:00h às 17:00h


OLHARES, LUGARES - Oficina de Cinema Documental


© Lar Doce Escola, Ana Oliveira & Sara Santos 2019

O cinema documental é um estilo cinematográfico que se caracteriza pela sua ligação com o ‘outro’ e a construção do real. Através de uma abordagem reflexiva e criativa, os formandos serão desafiados a retratar diferentes realidades (passadas, presentes ou futuras) dentro da cidade de Famalicão, por exemplo: a relação de um(a) artista plástico com a cidade; as memórias do Hotel Garantia ou da Reguladora; um(a) arquiteto(a) que projeta o seu edifício; os movimentos das chegadas e das partidas na estação de comboios, etc.

Objetivos:
- Compreender as questões éticas e estéticas do documentário contemporâneo
- Adquirir competências de captação de imagem e de som
- Realizar curtas documentais em equipa

Nº máximo de formandos: 9
15, 22 & 29 de Maio & 5 de Junho
Sábados das 10:00h às 13:00 e das 14:00 às 17:00h


MOVE - Oficina de Vídeo-Dança


© Craneway Event, Tacita Dean's Film On Merce Cunningham 2009

A vídeo-dança é um encontro entre o imediatismo dos movimentos com a intimidade da objetiva. Desta forma, o conceito de ‘coreografia’ torna-se muito mais abrangente: a coreografia do movimento dos corpos, do movimento da câmara, o ritmo e a dinâmica da edição, a interação com um espaço, etc. Nesta oficina, cada formando terá de criar um vídeo para uma performance em colaboração com uma das várias escolas de dança existentes em Famalicão.

Objetivos:
- Conhecer as diferentes tendências da video-dança
- Adquirir competências de captação e de edição de imagem
- Produzir video-performances em equipa

Nº máximo de formandos: 9
19 & 26 de Junho, 3 de & 10 de Julho
Sábados das 10:00h às 13:00 e das 14:00 às 17:00h

Facebook Twitter