NOTÍCIAS
Arranca este domingo, dia 15 de outubro, o período de candidaturas às bolsas de estudo atribuídas pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão a jovens universitários residentes no concelho que frequentam o ensino superior, público ou privado.
A medida destina-se aos alunos famalicenses com idade igual ou inferior a 30 anos que frequentam o ensino superior (licenciatura e mestrado).
A formalização da candidatura pode ser feita na plataforma https://bolsas.famalicao.pt/ até dia 15 de novembro.
O aniversário da Casa da Juventude arrancou cinzento, mas logo se abrilhantou com o workshop de abertura da Dayane Aguiar, consultora de imagem, sobre “como ter sucesso numa entrevista de emprego”.
Enquanto isso, os talentosos alunos do 12ºI do Curso de Artes Visuais da AE Padre Benjamim Salgado pintavam um mural de Graffiti no espaço exterior da Casa, e nem a chuva os parou.
Para além de um mural cheio de cor, contámos também com a energia do Lil’Monterz da Groove Spot, numa aula de hip hop ao vivo.
No dia 19 de setembro, pelas 21h30 reuniu na Casa da Juventude o Conselho Municipal de Juventude de Vila Nova de Famalicão.
Foi o momento de avaliar as atividades realizadas no trimestre anterior e planear os meses que se seguem.
Em ano de comemoração dos 10 anos da Casa da Juventude, a Sra. Vereadora Dra. Luisa Azevedo mostrou-se bastante agradada pela participação e envolvência das associações juvenis nestas comemorações, o que manifesta o trabalho que tem vindo a ser realizado pelo Pelouro da Juventude, de aposta na proximidade.
No dia 18 de junho assinala-se o Dia Mundial da Gastronomia Sustentável. Esta data foi criada pela ONU, de forma a alertar a população para o impacto que a gastronomia pode ter no ambiente.
As nossas escolhas alimentares devem ser ambientalmente responsáveis. Isto passa não apenas pelos alimentos em si, mas também pelas quantidades, que devem ser ajustadas às necessidades de cada um. Desta forma, garantimos uma redução do desperdício alimentar e do impacto ambiental.
Hoje, dia 10 de fevereiro, celebra-se o DIA MUNDIAL DAS LEGUMINOSAS.
Não, não falamos de alface e couve (que são legumes, não leguminosas), mas sim de feijão, grão-de-bico, ervilhas, favas e tremoços, por exemplo.
São alimentos completos e que, segundo a Roda dos Alimentos, deviam estar incluídos na nossa alimentação diária.
Se ainda não o fazes, deixamos-te aqui 5 RAZÕES para o começares a fazer.
O documento, que define prioridades, metas e propostas de ação a implementar no concelho até 2026 na área da Juventude, está dividido em 8 áreas prioritárias - participação cidadã e cidadania global; educação, formação e ciência; emprego, empreendedorismo e inovação; cultura, desporto e lazer; ambiente e sustentabilidade; saúde e qualidade de vida; habitação, mobilidade e emancipação e associativismo e voluntariado - num total de 50 objetivos.
A estratégia local para a Juventude foi traçada pelos e com os jovens, com a participação de associações juvenis e entidades públicas e privadas, e está novamente aberta a propostas de enriquecimento, através de um questionário online disponível em https://tinyurl.com/PMJFamalicao.