NOTÍCIAS
Hoje, dia 10 de fevereiro, celebra-se o DIA MUNDIAL DAS LEGUMINOSAS.
Não, não falamos de alface e couve (que são legumes, não leguminosas), mas sim de feijão, grão-de-bico, ervilhas, favas e tremoços, por exemplo.
São alimentos completos e que, segundo a Roda dos Alimentos, deviam estar incluídos na nossa alimentação diária.
Se ainda não o fazes, deixamos-te aqui 5 RAZÕES para o começares a fazer.
O documento, que define prioridades, metas e propostas de ação a implementar no concelho até 2026 na área da Juventude, está dividido em 8 áreas prioritárias - participação cidadã e cidadania global; educação, formação e ciência; emprego, empreendedorismo e inovação; cultura, desporto e lazer; ambiente e sustentabilidade; saúde e qualidade de vida; habitação, mobilidade e emancipação e associativismo e voluntariado - num total de 50 objetivos.
A estratégia local para a Juventude foi traçada pelos e com os jovens, com a participação de associações juvenis e entidades públicas e privadas, e está novamente aberta a propostas de enriquecimento, através de um questionário online disponível em https://tinyurl.com/PMJFamalicao.
Teve lugar mais uma edição da Signum Games 2022 – Feira de Jogos Intercultural no Pavilhão da Escola Básica Dona Maria 2 em Vila Nova de Famalicão.
Com o apoio do Programa Escolhas do Alto Comissariado para as Migrações, da Continental Mabor, da Valor Pneu, do Município de Famalicão e Agrupamento de Escolas Dona Maria, a atividade contou com mais de 400 participantes.
William Glasser, psiquiatra Americano, defendia que a aprendizagem ativa era a mais eficaz a nível da compreensão e retenção de novos conhecimentos. Por esse motivo, o Nutre Jovem apresentou-se, este ano, de cara lavada e com uma nova proposta para as escolas: aprender, jogando.
O Geo International Camp 2022 envolveu mais de 40 jovens agentes educativos que operam com jovens em situação de risco, nomeadamente jovens que não trabalham, não têm emprego e não estão em formação (também denominados jovens NEET), na discussão e teste de novas ferramentas pedagógicas de educação não formal e pedagogia participativa que possibilitem a capacitação, inclusão e empregabilidade de jovens em situação de exclusão.
A PASEC e as suas Companhias Artísticas levaram a palco em Seide, Famalicão, na Casa de Camilo Castelo Branco, o espetáculo "Coexistências" no passado dia 1 julho.
Perante mais de duas centenas de espectadores, o espetáculo pretendeu contar a histórias de vários povos imaginários num universo paralelo. A narrativa tratava que que apesar de terem línguas diferentes, formas de pensar diferentes e formas de expressão diferentes, eram capazes de se encontrar e aliar através da linguagem universal da expressão artística.