NOTÍCIAS

16 de Julho de 2018
271 jovens envolvidos nos Tempos de Aventura 2018

Foram 271 os jovens que integraram os Tempos de Aventura 2018 (TA2018). Divididos em 5 polos, distribuídos pelas Lameiras e Casa das Ideias (em Antas), Cal e Bétulas (em Calendário), e ainda na Escola de Meães (em Esmeriz), foram 4 as semanas em que jovens de todo o concelho de Famalicão, de todas proveniências, etnias e culturas experimentaram a “Escola do Saber Ser” (tema dos TA2018).

17 de Junho de 2018
Jogos da Diferença juntam mais de 250 jovens

A PASEC em parceria com a AFPAD, AML e Programa Escolhas organizaram os Jogos da Diferença 2018. Foram mais de 250 os jovens que, no Edifício das Lameiras em Famalicão, deram corpo a um evento que já vai na sua quinta edição.

03 de Junho de 2018
PASEC lança livro pedagógico “ACT”

A PASEC, no âmbito do projeto Underground, apoiado pelo Programa Erasmus + da União Europeia, lançou o livro Pedagógico ACT – Agentes da Inclusão Inteligente, com dezenas de reflexões, jogos, dinâmicas e perspetivas acerca das novas formas inclusão inteligentes junto de comunidades juvenis de risco. É um livro todo ele dedicado a agentes educativos e técnicos de juventude que operam junto de bairros sociais, comunidades escolares de risco ou em territórios onde as bolsas de pobreza limitaram os campos de oportunidades para jovens com menos oportunidades.

28 de Maio de 2018
PASEC em missão de cooperação em Israel e na Palestina

Durante os dias 22 a 31 de maio a equipa técnica da PASEC partiu para a Palestina e Israel no sentido de desenvolver mais uma missão de cooperação internacional e de trocas de boas práticas nas áreas de projetos de intervenção comunitária e desenvolvimento local integrado. Desta feita o pano de fundo foram os melhores exemplos de cooperativismo social que o território israelita possui.

08 de Abril de 2018
Projeto Eurobairro de portas abertas à comunidade

Durante os dias 4 e 8 de abril, o projeto Eurobairo E6G da PASEC levou a cabo a iniciativa “Eurobairro Portas Abertas” com o objetivo de fazer chegar o projeto a mais territórios e grupos alvo a quem o projeto ainda não tinha chegado.
 
Especial destaque tiveram a organização de uma série de oficinas temáticas que envolveram mais de 250 jovens e mais de 100 encarregados de educação centradas na promoção das competências sociais enquanto fator promotor da autonomia e desenvolvimento psicossocial integral do individuo. Especial realce para o dia 5 de abril, no Parque da Devesa em Famalicão, onde tiveram lugar oficinas artísticas de expressão corporal e percussão dinamizadas pelos próprios jovens do projeto que chegaram a mais de 100 crianças e agentes educativos. A destacar também o dia 8 de abril com a realização na Casa das Ideias em Famalicão, das Oficinas de Meditação dedicadas a encarregados de educação que chegaram a mais de 80 pessoas.

07 de Abril de 2018
ANIMA 2018 revela as novas formas de ensinar e aprender

Procurar perceber as novas formas de ensinar e aprender foi o objetivo da Semana de Formação de Agentes Educativos do ANIMA 2018, Encontro Internacional de Animação Sociocultural, em Setúbal. O evento, já na sua oitava edição, organizado pela PASEC e integrado no projeto Method, apoiado pelo Programa Erasmus + da União Europeia, pretendeu trabalhar vários métodos de Pedagogia Participativa capazes de tornar o ensino-aprendizagem num processo mais motivador, integrador e baseado nas histórias de vida dos seus intervenientes.