NOTÍCIAS

21 de Abril de 2017
ANIMA 2017 da PASEC interpela jovens a “Mudar o seu Habitat”

A PASEC abriu o ANIMA 2017 interpelando os jovens a “Mudar o seu Habitat”. Levado ao terreno através do projeto Habitat, apoiado pelo Programa Erasmus +, a abertura aconteceu na Escola Secundária Camilo Castelo Branco em Vila Nova de Famalicão, no dia 4 de Abril.

A abertura contou com a presença do Diretor do Programa Erasmus +, Dr. Pedro Soares, que lembrou que passa “pela capacidade que cada um tem para sair da sua zona de conforto a verdadeira mudança protagonizada pelos jovens”. Também estiveram presentes o Diretor do Instituto Português do Desporto e Juventude, Dr. Vítor Dias, que acentuou que o “ANIMA é uma das iniciativas que traduz o verdadeiro protagonismo juvenil” e ainda a Vereadora da Juventude do Município de Famalicão, Dra. Sofia Fernandes e o Vereador da Educação, Dr. Leonel Rocha.

02 de Abril de 2017
PASEC lança projetos comunitários na Croácia

A PASEC esteve na Croácia, Zadar, num Campo de Trabalho Internacional no âmbito do ANIMA 2017 – Encontro Internacional de Animação Sociocultural e integrado no Projeto In Group, apoiado pela União Europeia através do Programa Erasmus +.
Esta iniciativa, que envolveu mais de três dezenas de profissionais da Animação Sociocultural e Juventude, permitiu lançar 9 projetos de intervenção e ação comunitária na Croácia e que terão repercussão também em Portugal.

28 de Março de 2017
Secretário de Estado do Desporto e Juventude visita a PASEC

O Secretário de Estado do Desporto e Juventude visitou a PASEC, mais concretamente o seu espaço sede, a Casa das Ideias, no passado dia 27 de Março de manhã.
O encontro serviu para conhecer um pouco mais da realidade da PASEC, dos seus jovens e projetos ao nível nacional e internacional. Nas palavras do Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Dr. João Rebelo, este ficou “maravilhado” pela forma como havia sido recebido e que “uma coisa é o que ouvimos falar e ler sobre a PASEC, outra coisa é sentir a realidade”.

27 de Fevereiro de 2017
PASEC distinguida a nível nacional e europeu

A PASEC recebeu na passada sexta-feira, dia 24 de Fevereiro, a visita do Diretor do Programa Erasmus + Juventude em Ação, Dr. Pedro Soares, do Diretor Adjunto do Programa Erasmus + Juventude em Ação, Dr. Pedro Reis, do novo Diretor do Instituto Português do Desporto e Juventude, Dr. Vítor Dias e do Vereador da Educação e Conhecimento do Município de Famalicão, Dr. Leonel Rocha, numa iniciativa organizada pelo Programa Erasmus + da União Europeia que serviu para apresentar a PASEC como uma das organizações que mais destacou ao nível nacional e europeu pela qualidade dos projetos desenvolvidos, por ter sido considerada projeto inspirador da União Europeia em 2015 e 2016 e pelas avaliações efetuadas pelas várias agências europeias que destacam a PASEC como promotora de boas práticas em várias domínios, nomeadamente nas áreas da Inclusão Inteligente, Capacitação e Educação Não Formal e ainda na área da inovação social.

02 de Fevereiro de 2017
Alunos experimentaram rádio e televisão no Fórum dos Média

"Os Jovens e os Media"

À semelhança de anos anteriores, a empresa Editave, que engloba a Rádio DIGITAL, FAMA TV e Jornal OPINIÃO PÚBLICA, promoveu o Fórum dos Média. O convite foi colocado às várias escolas do concelho que o agarraram de imediato.

O Fórum teve lugar entre os dias 23 e 27 de janeiro na Casa da Juventude. Aos alunos foi pedido que idealizassem um programa de rádio para a Digital FM em direto e uma entrevista para a Famatv.

Esta foi, ainda, uma oportunidade para que os alunos ficassem a conhecer a forma de fazer rádio, televisão e jornal, bem como o trabalho diário dos profissionais de comunicação social.

Entre a informação e o entretenimento, os alunos foram os protagonistas da comunicação durante esta semana, evidenciando trabalho e muita criatividade.

01 de Janeiro de 2017
“Pensar Global, Agir Local, Fazer Diferente” são a principal ideia da AIJ 2016

“Pensar Global, Agir Local, Fazer Diferente” são a principal ideia a reter do documento final aprovado por todos os delegados jovens eleitos para a Assembleia Internacional Juvenil 2016, que tem lugar em Famalicão e Alfeizerão.

Foram eleitos 40 delegados que durante 11 dias trabalharam e refletiram sobre o papel dos jovens enquanto protagonistas e futuros atores dos processos de implementação dos novos 17 objetivos do desenvolvimento sustentável, a atingir até 2030.